terça-feira, 14 de junho de 2011

O Planejamento e a Preparação da viagem ao Atacama

Aqui já começa uma parte da aventura, sim porque é uma verdadeira aventura preparar tudo para uma longa viagem de moto. Se você considerar que tem que ser uma viagem segura e que você possa também aproveitar e usufruir, tem que pensar em muitos detalhes como roteiro, equipamentos, preparação física e mental e muitas outras coisas. Vou tentar passar aqui o que senti e o que achei que devia preparar para a viagem. Obviamente nem todos devam fazer o mesmo em função de diferentes níveis de segurança, exigência e despesas.

Na preparação e planejamento, a maior parte se resume à informação. Neste sentido, a fonte inquestionável é a Internet sem dúvida, mas não é tão fácil assim, a Internet traz um mundo de informação mas traz também muita coisa inútil ou inadequada, é preciso filtrar. Comecei me baseando em blogs e relatos de outros viajantes que já fizeram roteiros semelhantes, e há muitos que o fizeram, gente que foi ou vai até o Alasca de moto, gente que deu a volta ao mundo. Espero que o meu blog seja de alguma valia para os futuros viajantes e não caia na categoria de informações inúteis. Este então mostrou-se o primeiro desafio, não encontrei um guia ou relato que me mostrasse o que fazer e o que preparar, há que se ler bastante, pinçar aqui e ali e filtrar a informação que julgar adequada, depois organizar tudo e colocar de forma estruturada para poder se referenciar durante a viagem. Outra fonte interessante seria conversar com quem já fez a viagem mas no meu caso, não conhecia ninguém. Mas quando se procura, encontra-se alguém que conhece alguém e, buscando relatos verifiquei que uma das pessoas que melhor conhece este assunto é o Ricardo da Moto Atacama (www.motoatacama.com.br) que independentemente de qualquer interesse, me deu dicas e informações valiosíssimas de suas experiências em viagens, o próprio site tem um portal com publicações de relatos de vários viajantes.

Algumas das coisas mais interessantes que notei ao começar a planejar a viagem e divulgar o blog é o interesse e a vontade das pessoas em ajudar, os novos contatos e amizades que se encontra. Entre estas está o Luiz Fernando que encontrei por contatos da minha irmã que se recordou que ele havia feito a mesma viagem. Contactei-o e ele me passou conselhos e dicas importantes e posteriormente fez comentários ao meu blog. Comentários importantes porque trazem a experiência de quem já viajou e passou as dificuldades, seguem aqui na íntegra os seus comentários:

"1- o tanque extra no teu caso é uma preocupação desnecessária, teu equipamento (moto) tem autonomia suficiente pra vc cobrir os trechos que vai fazer.
2-tente organizar as roupas de uma forma que vc leve estritamente o necessário, como vc vai fazer a viagem no inverno, a segunda pele talvez seja a roupa mais importante pra vc, vc deverá enfrentar temperaturas bxs nos Andes, qdo eu fui em Nov, na travessia a temp era de uns 6 graus, e os dias eram  de muito sol, mas faz frio!! além do incomodo da altitude.
3- importante!!  Leve analgésicos musculares, tipo dorflex, por mais que estejamos preparados depois de uma semana em cima da moto as dores musculares, pescoços, pernas, costas, pegam!!!! Antes de dormir...tome um, ajuda a relaxar, pode parecer banal mas é importante!
4-uma boa bota e um bom par de luvas é suficiente, além de uma jaqueta e uma calça com protetores, só isso basta, não precisa levar nada sobressalente.
5-importante, tem um trecho na Argentina antes de chegar em Mendoza, Córdoba, etc, que depois das 3 da tarde vc ruma em direção ao por do sol......são uns 4/5 dias nesse rumo, o sol bate direto na cara.....óculos de sol nessa hora é o equipamento mais importante, se vc conseguir tem viseiras com uma faixa superior opaca, age como se fosse um para-sol, aumenta a área de sombra no olho, isso é importante.
6-vc vai viajar sozinho, prepare-se vai ser parado algumas vezes, se possível leve bobagens, adesivos da viagem etc, os guardas adoram! e evita que eles procurem algo pra te extorquir. Se vc estivesse em grupo isso fica mais difícil, mas o fato de viajar sozinho te expõe mais.
7-nunca almoce durante o percurso, como lanches, iorgute, frutas, sucos, o sono bate!! Depois do almoço, tente cochilar 30 min após a refeição .
8-nunca viaje de noite, as estradas são boas, mas existem muitos animais nos arredores, animais domésticos, além de porcos, cabritos, etc.
9-num percurso desse tipo, mais de 10 dias andando de moto, nos primeiros dias a gente fica entusiasmado pra montar na moto e pegar a estrada, mas depois de uns 3/4 dias começa a bater cansaço, importante vc planejar paradas estratégicas e ficar pelo menos 2 dias em algum lugar no meio da viagem, quebrar o trem de viagem, mandar lavar a moto, etc, etc, etc."



Hummm, fiquei imaginando o que seriam estes etc, etc, etc! Obrigado Luiz, gostei muito dos práticos e úteis comentários.


Criei 4 planilhas com as informações de planejamento. A primeira planilha contém o roteiro com as informações dos locais, quilometragem, hotéis, restaurantes e atrações. A segunda planilha é a programação de viagem aonde cada linha representa um percurso e uma parada e os dias que espero gastar em cada etapa. A terceira Planilha é um check list de coisas a verificar, equipamentos e dicas (com a colaboração do Ricardo que gentilmente me enviou o arquivo). A última planilha contém os endereços e contatos das oficinas autorizadas BMW no percurso ou próximas. Espero que sirva de base para que outros possam construir suas próprias planilhas.

A imagem do roteiro pode ser vista  a seguir:



A preparação mental para a viagem:

Ha ha, pensaram que era só comprar moto, equipamentos e roupas novas? Tudo isso é o mais fácil e mais gostoso de se fazer, o difícil é resolver e decidir a viagem, a agenda, botar o pé na estrada enfim. São muitas coisas no pensamento, a incerteza do que se vai encontrar, a segurança, o temor de algum acidente mais grave, a ausência, os filhos, a esposa. Será que está tudo pronto? Será que tenho tudo que é necessário? Será que tudo vai funcionar bem? E as reservas dos hotéis? Seguro? Carta verde? Caramba, se pensar muito acabo não indo.
Acho que o principal são a segurança e os riscos de acidentes, neste caso, o melhor é conversar com quem já foi e obter dicas dos trechos que vai percorrer. O percurso que pretendo realizar é todo asfaltado e com estradas em boas condições. O risco também depende e muito da sua "tocada", qual velocidade média fazer e quantas horas por dia de pilotagem. A minha programação compreende trechos entre 600 a 700 quilômetros por dia, para não cansar tanto e para poder usufruir e aproveitar a viagem.  Pelas informações que tenho, o risco quanto à segurança para assaltos ou roubos não é tão alto na Argentina e no Chile, acho que qualquer lugar é mais seguro do que o Brasil e São Paulo ultimamente, a coisa aqui tá difícil. De qualquer forma é bom sempre se precaver e lembrar que está viajando numa Big Trail com equipamentos e roupas diferenciadas e sempre será notado e visado. Vi também muitos relatos e comentários sobre os guardas rodoviários na Argentina, principalmente na região do Chaco, pedindo "colaborações", espero que isto tenha acabado. Quem deveria proteger...

Outros fatores ainda são preponderantes, o tempo necessário, entre 16 a 20 dias, a época do ano, que tem como consequência direta o clima que se vai enfrentar. No inverno a neve pode fechar algumas passagens pelos Andes e inviabilizar o roteiro, no verão o calor forte pode tornar a viagem cansativa. A disponibilidade financeira para os gastos com combustível, hospedagem, alimentação e outros. A decisão de ir em grupo ou sozinho. São vários prós e contras, talvez preferisse ir em grupo para ter mais apoio e poder compartilhar a viagem mas a dificuldade é encontrar parceiros que tenham a mesma disponibilidade de tempo, de equipamento e financeira na mesma época, é difícil conjugar todos estes fatores. Talvez tenha que ir só, outros já o fizeram com segurança, outros foram em grupo e não se adaptaram. Quem sabe até quando decida sair se alguém de bom espírito de aventura e companheirismo se apresente.

A preparação física:

No meu caso, tenho que considerar o fator idade (56 anos), e o fato de ter hipotireoidismo e hipertensão, gostaria de ter também hipersaúde, hipergrana, hipertempo... Não posso esquecer de levar meus remédios diários.
Quanto à disposição, sinto-me bem e preparado, talvez melhor até do que há alguns anos atrás.
Acho que tem que haver um bom preparo físico para poder realizar uma aventura destas e poder usufrui-la com prazer. Tenho frequentado a academia por mais de 3 anos regularmente e nos dois últimos meses intensifiquei o meu treinamento com mais preparação muscular. Espero que as "puxadas" a que o meu eficiente treinador-carrasco Felipe me submete surtam efeito (tem um tal de "Bosu" lá na academia que vive me sacaneando...). Tenho dedicado mais preparação aos braços e peitoral e também mais alongamento das regiões dos braços, pescoço e pernas, sem esquecer a parte aeróbica com caminhadas de 6 a 7 km. O Felipe também está me ensinando os exercícios apropriados de alongamento para durante a viagem. Já senti a diferença ao subir na moto e ao pilotar por trechos curtos de 4 a 5 horas sem me cansar, acho que a moto também ajuda.

A alimentação também é importante na preparação e na viagem. Nos últimos tempos tenho mudado minha alimentação com mais saladas e menos massas e pães (hummm aquele pãozinho quentinho com manteiga de manhã...), refrigerantes já eliminei há algum tempo, bebo muito pouco refrigerante, prefiro os sucos. Não fumo e bebo pouca bebida alcoólica. Antes de dirigir, pilotar moto ou sair de lancha, não bebo jamais. Acho que vou fazer alguma degustação de vinhos em Mendoza, devo ficar um dia a mais por lá. Por falar em beber, tenho que ter sempre algumas garrafas de água na bagagem, em qualquer situação de sobrevivência a água é indispensável, um irmão de um amigo meu teve que beber água de um vaso daquelas capelinhas que ficam a beira da estrada quando caiu de moto em um lugar ermo rumo a Ushuaia, já imaginou! Vou procurar também não comer demasiadamente e comer comidas leves antes de pilotar, será que vou resistir aos enormes e suculentos bifes de chorizo? Pelo menos os ceviches no Chile não são tão pesados.

Bem, já chega, acho que estou preparado, se procurar vou ficar me preparando e não viajo nunca. Com certeza vou subestimar alguma coisa ou acabar esquecendo algo, melhor olhar o check list antes de sair.

7 comentários:

  1. Ola amigo sou raphael e semana que vem estamos indo pra la 3 motos e estou contente com que li , muito obrigado pelas dicas

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    1. Raphael,
      uma ótima viagem para vocês e cuidado na estrada, se estiverem cansados parem. Aproveitem bastante, vejam e fotografem tudo que puderem.
      Abraço,
      WP.

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  2. Gostaria de saber se vocês tem uma ideia de quanto em dinheiro se gasta para fazer essa viagem? minha moto é uma fazer 250.
    Obrigado
    Paulo

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  3. Olá. Em novembro é uma época boa de ir?

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  4. Ola! Gostei muito do seu blog e estou planejando uma viagem para o Atacama :)
    Gostaria de saber se vc ainda tem as planilhas (nao consegui acessar pelo site).

    Obrigado!
    Alejandro Fanjul

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    1. Olá Alejandro, desculpe a demora. Passe-me um email sobre as planilhas e eu te retorno com os arquivos. wlamir.panko@gmail.com

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  5. Parabéns pela VIAGEM. tudo certo para irmos meu irmão e eu para O Atacama em fevereiro de 2018, seria de grande ajuda se pudesse nos enviar também as planilhas. Desde já agradeço pelas dicas do blog e pelas planilhas.
    paulotdmf@gmail.com

    Aracaju_SE

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