sexta-feira, 17 de junho de 2011

O sonho da viagem ao Atacama

Ah, o sonho de uma viagem-aventura, quem já não pensou em fazer alguma? Qualquer que seja, de moto, de carro, de barco, bicicleta ou trilha, a maioria de nós já teve pelo menos um pequeno pensamento ou vontade de realizar.

As realizações sempre são motivadas por algum sonho, uma vontade, nada acontece por acaso. Não quero ser aqui muito abstrato, a intenção é mostrar como aconteceu o projeto da viagem de moto ao Deserto do Atacama e tentar ajudar outros viajantes a se prepararem.

Sempre tive esta ideia de fazer uma viagem-aventura aonde o tempo não conta, as pressões não chegam, a sensação de ser dono do seu próprio tempo e das suas vontades, o descompromisso com a agenda do dia a dia, as imagens que vão surgindo, o convívio temporário com as pessoas por onde se passa, as coisas que se aprende, o desafio, o cansaço, as dificuldades vencidas, a sensação de vitória, as lembranças, a experiência, as estórias para contar. Bem, isto aqui pode se alongar indefinidamente tantos são os motivadores que possamos ter e encontrar, cada um tem os seus próprios motivadores e se procurarem, verão que surgem alguns surpreendentes que nem poderíamos imaginar.

Partindo do sonho e da vontade de fazer uma viagem-aventura de moto, para onde ir? No meu caso a escolha não foi difícil. Por algum motivo inexplicável, o Atacama sempre me exerceu certa atração. Talvez pelas historias e relatos de outros viajantes aventureiros que seguiam para lá de carro ou de moto em tempos mais difíceis e com menos recursos, talvez pela historia daqueles 3 desbravadores brasileiros que saíram do Rio em 1928, com 2 Fordinhos modelo T e fizeram os primeiros levantamentos e literalmente a primeira viagem da rota TransPanamericana. Imaginem só, levaram 10 anos (dez mesmo) para chegar aos USA!!!! Quantas estórias, quanta aventura!!!! Estes realmente escreveram a história, fico só imaginando quantas coisas passaram naquela época em que não existiam os recursos que temos hoje, nem estradas haviam. Se quiserem conhecer mais, acessem o site www.carreterapanamericana.com.br e conheçam o excepcional trabalho do José Roberto Faraco Braga (Beto Braga) que resgatou esta incrível aventura com um trabalho minucioso de levantamentos, pesquisa, publicação de livro e até uma viagem percorrendo os mesmos países da rota pioneira. Precisamos dar valor aos feitos dos brasileiros, estão faltando ídolos, o que temos visto diariamente não são boas referências para nos inspirarem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário