domingo, 18 de setembro de 2011

13° dia - viagem Atacama - 17/09/2011 - Santiago

O hotel Club La Serena foi razoável, o atendimento um pouco falho e o hotel precisando de uma boa reforma, serviu ao propósito de passarmos a noite para seguirmos viagem no dia seguinte. Saímos de La Serena com o objetivo de chegarmos a Santiago um pouco mais cedo e descansarmos um pouco mas algumas mudanças no roteiro esticaram um pouco a viagem. Pegamos a Ruta 5 de La Serena para Santiago e a surpresa foi que esta Ruta está toda duplicada neste trecho, conseguimos andar bem e sem os problemas de ultrapassar veículos. No caminho, muito vento, e forte, as vezes jogava a moto para o lado com força, tínhamos que estar sempre atentos. A paisagem, quase sempre a mesma, montanha de um lado e mar do outro só que com um pouco mais de vegetação Não é a toa que o caminho está cheio de parques eóleos, uma visão fantástica, parece coisa de outro planeta (se é que alguém já viu isto em outro planeta!!!). Em uma parada na estrada, encontramos um casal de espanhóis, já de certa idade, também de moto. Estavam há um mês e meio viajando pelas Américas. A uns setenta quilômetros de La Serena, surge o primeiro pedágio, da estrada e da viagem. A medida em que se vai avizinhando de Santiago, os pedágios aumentam em trechos cada vez menores, é bom ter sempre pesos a mão. Já mais perto de Santiago, mudamos o roteiro e seguimos para Papudo, para fazer a rota pelas praias por recomendação de um casal chileno que conhecemos no Atacama. Passamos por Papudo, Zapallár, Concon, Viña del Mar e Valparaiso. É o recanto badalado que o pessoal procura nos fins de semana, feriados e temporada. As praias não parecem ser boas para banho de mar e outras atividades de praia. São pequenas, com pedras, areia escura e água gelada, mesmo assim havia muita gente na praia. Amanhã é a celebração do dia nacional do Chile e Segunda-feira é feriado. Viña del Mar me pareceu um lugar mais atraente, os outros lugares são recantos de casas e condomínios e Valparaiso uma cidade portuária. Passando então por Valparaiso, pegamos a Ruta 68 que é uma auto-estrada que leva direto a Santiago. Ao chegarmos, conseguimos ir direto à região de Las Condes, uma área moderna e bonita, com ruas arborizadas e prédios novos. Creio que seja uma das melhores áreas de Santiago senão a melhor. De novo o GPS deu canseira e nos mandou para outro lugar, identificou outra rua com nome parecido. Depois de apelarmos para os motoristas de taxi, um deles até nos acompanhou por um tempo, conseguimos finalmente chegar. Novamente o ritual de tirar as coisas da moto, fomos para os quartos e chamei o meu amigo mexicano que mora aqui, o Eduardo. Combinamos um jantar no Marriot aonde estavam também a esposa do Eduardo a Liliana e a filhinha Miroslava, linda. A princípio a Miroslava deveria estar dormindo mas pela primeira vez ficou acordada até tarde, parecia que queria nos conhecer (será mesmo?). Comemos finalmente um ceviche delicioso, acho que o Mauro gostou, não sobrou nenhum pedacinho…
Ainda hoje preciso fazer as reservas para os hotéis seguintes, ai ai, blogueiro não pode ter sono.

Parques eólos no caminho para Santiago