sábado, 10 de setembro de 2011

5° dia - viagem Atacama - 09/09/2011 - Cafayate

Já saindo de Termas de Rio Hondo, ao acertarmos a conta do hotel, não se aceitava “tarjetas”, tivemos que pagar então com pesos, o que esvaziou nossos bolsos e ficamos com poucos para despesas de comida e gasolina. Na maioria dos lugares, pelo menos nesta região, não se aceitam cartões e quando se aceitam, não funcionam, dá algum tipo de erro. Colocamos gasolina, revisamos o nível do óleo e calibramos os pneus. Seguimos para Tafi del Valle já com a tarefa de arranjar pesos. Conhecemos o , dono do hotel, e seus amigos que estão planejando uma viagem de um grupo de 12 motociclistas ao Brasil, para o Rio como destino principal. Vamos tentar nos encontrar em São Paulo.
Conseguimos com muito custo encontrar as rutas para Tafi, a sinalização é péssima ou inexistente na maioria das vezes. As rotatórias que unen as rutas, mesmos as principais, não tem placas indicativas das cidades, nem das distâncias e nem de identificação das rutas, horrivel, entramos errado umas duas vezes mas percebemos logo. Perdemos algum tempo com isto. Perguntar também é dificil, não se acha quem possa dar boa informação, normalmente pedimos a taxistas e policiais mas quase nunca se acham na estrada e ainda que tenho bom espanhol para entender e falar. Já a estrada que sobe para Tafi está em péssimas condições, muitos buracos, obras e mesmo trechos em terra e cascalho. Mas foi bom para testar nossa habilidade, passamos ilesos.  Chegando em Tafi, fomos ao banco local e conseguimos trocar dólares depois de quase uma hora de espera. Todos os bancos e caixas automáticos , assim como os postos de gasolina, sempre tem filas, tem que ter muita paciência e levar em conta que se perde o tempo do roteiro. Depois do banco fomos almoçar pela primeira vez na semana, encontramos o restaurante Don Pepe, na avenida principal, aonde apreciamos (traçamos) uma parrillada de cordero com batatas fritas e uma Heineken para acompanhar, ninguém é de ferro. De quebra, tomamos um “helado” de dulce de leche, não sou muito de doces mas estava bom. Já saindo para a estrada rumo a Cafayate, passou uma senhora em uma moto e parou para perguntar sobre nossas motos e gentilmente se ofereceu para levar-nos até a saida da cidade para pegarmos a Ruta 307, obrigado Cláudia. Nesta Ruta 307 alguns trechos estão em obras e outros ruins mas a paisagem compensa qualquer dificuldade. Vales imensos, montanhas altas, cactus, rios, pedras, areia, tudo muito diferente das paisagens que havíamos visto até agora, só pampas campos plantados e planícies intermináveis, já não aguentava mais. Valeu muito a pena, grato aos amigos Décio e Ricardo que me aconselharam a passar por Tafi e Cafayate. Passado o trecho inicial de uns 30 km ruins, a estrada melhorou e chegamos em Cafayate às 18:00 hs, ainda bem que não precisamos viajar de noite até agora. O Hotel Villa Vicuña é incrivelmente surpreendente. Estilo pousada, de muito bom gosto, capricho, esmero e atendimento muito atencioso e educado e ainda tem estacionamento fechado para as motos. É ótimo, recomendo a quem quiser ficar em Cafayate que por sinal é uma graça, cidade limpa, arrumada, tem uma praça grande com bons restaurantes e cafés (o hotel não tem restaurante mas estes ficam ao lado), artesanato, musica, excursões para montanhas, cachoeiras, passeios de moto e quadriciclo e muito mais. Daria para ficar mais um dia aqui tranquilamente, ótimo lugar, de bom astral, gente muito boa e hospitaleira. Talvez por ser região vinícola, o cuidado e a atenção transparecem em tudo. Voltaria aqui sem dúvida, com mais tempo, se soubesse teria reservado um dia mais. Comemos umas empanadas salteñas no El Rancho, excelentes, tem este nome por sua receita ser da região de Salta.

Subindo para Tafi del Valle
Chegando em Tafi del Valle

Rua principal de Tafi de Valle
Não resistimos ao Cordero no Restaurante Don Pepe
O garçon pos uma Heineken na nossa mesa por engano e acabamos tomando sem querer
Asado de Cordero no Don Pepe

Saindo de Tafi del Valle

Ruta 307, montanhas de arenito

Formas incríveis
Torres de castelos
Rampa de lançamento

Trecho fantástico, ainda mais de moto...
Chegamos ao Hotel Vila Vicuña em Cafayate

Que capricho!

Nunca vi tanto esmero!

Tudo muito limpo

Tudo arrumadinho

Saindo do hotel já estávamos com saudade
Na pracinha de Cafayate

Típicas empanadas Saltenhas no El Rancho, bem na pracinha

Na pracinha de Cafayate é onde tudo acontece

Igreja na pracinha de Cafayate

Cafayate ficará para sempre na lembrança